sábado, 23 de abril de 2011

Quebrantamento intimidade (parte 3)

   Queridos amigos, e irmãos continuo falando sobre este assunto tão  relevante para nossa vida. Leia, seja abençoado e divulgue nosso blog.

      O quebrantamento produz alegria.
Todo coração altivo, soberbo, é cheio de ansiedades, temores, conflitos, invejas, ódios, apegos, medos e contradições. Exatamente porque o coração soberbo acha que pode realizar tudo o que deseja. Tenta ser onipotente, e esta ilusão de que é um “deus” e de que tudo tem que orbitar à sua volta, lhe causa frustração, pois está tentando usurpar uma semelhança com Deus que não lhe pertence.
Este desejo é sublimado de várias maneiras. Uns são pais ou mães tirânicos, um patrão sádico e autoritário, outros controlando as pessoas ao seu redor, julgando o próximo e dando-lhe sentenças.
Porém os que alcançaram a vida quebrantada estão salvos de toda obsessão e necessidade de servir a sua própria vontade. E aí não estando mais obrigado a satisfazer em primeiro lugar seus desejos e paixões, descobrem que todas as coisas lhe causam felicidade e alegria.
Seu desejo passa a ser a união com o Senhor. Sua paixão é experimentar a presença de Deus. Esta busca nos leva a encontrar aquilo que Jesus prometeu: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).
Davi optou por viver pertinho do Senhor. No Salmo 16.2,  ele diz: “Não possuo nenhum bem além de ti, mas a ti somente”. Sua riqueza era o Senhor, e apesar de possuir muitos bens e propriedades, relativiza todas as coisas em comparação com o grande bem que era a presença de Deus  em sua vida. Por isso afirmou no mesmo Salmo no verso 11: “Na tua presença, há fartura de alegria e delícias para sempre”.
Sobre a alegria cristã, afirma Gary Thomas: A vida quebrantada, humilde é uma vida na qual a profunda alegria e apreciação tornam-se ocorrências diárias, porque a fonte dessa alegria não se restringe unicamente à nossa fortuna pessoal.

Ótimo fim de semana a todos.
Abraço!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quebrantamento intimidade (parte 2)

     Quebrantamento é Fazer o que é Agradável a Deus
A rendição é a aceitação plena da ação oculta de Deus no coração, conformando-o a realidade da mente de Cristo. “Aquele que me enviou está comigo e não me deixa só, porque eu faço sempre aquilo que lhe é agradável” (Jo 8.29).
O quebrantamento no coração não é apenas um estado psicológico, como uma espécie de apaziguamento da alma. É a condição transformada pelo Espírito Santo e pela Palavra. Não só age e pensa num nível de submissão e dependência, mas é ela uma nova criatura. “Quem está em Cristo, nova criatura é...” (2 Co 5.17).
O cristão quebrantado vive a vocação do verdadeiro chamado. Adota permanentemente a busca de Deus. Anseia pela face do Senhor. E isto ocorre quando todo o orgulho íntimo já foi crucificado na cruz da verdade.
      Quebrantamento Trás Liberdade
A crucificação do nosso EU põe por terra toda idolatria de nós mesmos. Coloca a pessoa no seu verdadeiro lugar e devolve-lhe a liberdade. Isto porque a esta altura a pessoa já desistiu da luta inútil de ser um “deus”. Agora, não mais fala, faz e age em seu próprio nome, mas em nome de Jesus Cristo. “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que vivo agora vivo-a na fé do Filho de Deus” (...) (Gl 2.20). E quando as trevas da nossa auto-idolatria se dissipam, então se cumprem a palavra do apóstolo: “Deus que disse;do seio das trevas brilhe a luz, foi quem fez brilhar sua luz em nossos corações, para que façamos brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo Jesus” (2 Co 4.6).

terça-feira, 19 de abril de 2011

 Este é meu novo Blog. Irei postar a cada dia nesta semana 
sobre o tema: Quebrantamento e intimidade com Deus.


Segue o primeiro texto:




O quebrantamento é uma atitude de permanente concordância com Deus, sua palavra e sua vontade. É mais que atitudes, é um estilo de vida de absoluta rendição da nossa vontade à vontade do Senhor.
Quebrantar significa: despedaçar a vontade própria. É a demissão irrevogável do ego, do EU. De fato é a nossa resposta de aceitação do caráter de Cristo.
Jesus no Getsêmani, na oração de entrega disse: “Pai se possível passa de mim este cálice, mas seja feita a tua vontade, não a minha. Na humilhação, no quebrantamento seremos sempre, imitadores de Cristo. Porque nessa dimensão espiritual renunciamos nossas próprias luzes, todo nosso querer e qualquer desejo de cumprir nossas próprias exigências. Começamos,então à viver pelo seu Espírito. “Aquele que se une ao Senhor é um Espírito com Ele” (1 Co 6.17).
O quebrantamento despedaça o cristão de tudo aquilo que o absolve em si mesmo, isto é, daquela fixação em sua própria vontade que o faz ignorar e rebelar-se contra a vontade do Senhor.


Amanhã estarei postando sobre este tema: Quebrantamento é Fazer o que é Agradável a Deus


Abraço!