quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quebrantamento intimidade (parte 2)

     Quebrantamento é Fazer o que é Agradável a Deus
A rendição é a aceitação plena da ação oculta de Deus no coração, conformando-o a realidade da mente de Cristo. “Aquele que me enviou está comigo e não me deixa só, porque eu faço sempre aquilo que lhe é agradável” (Jo 8.29).
O quebrantamento no coração não é apenas um estado psicológico, como uma espécie de apaziguamento da alma. É a condição transformada pelo Espírito Santo e pela Palavra. Não só age e pensa num nível de submissão e dependência, mas é ela uma nova criatura. “Quem está em Cristo, nova criatura é...” (2 Co 5.17).
O cristão quebrantado vive a vocação do verdadeiro chamado. Adota permanentemente a busca de Deus. Anseia pela face do Senhor. E isto ocorre quando todo o orgulho íntimo já foi crucificado na cruz da verdade.
      Quebrantamento Trás Liberdade
A crucificação do nosso EU põe por terra toda idolatria de nós mesmos. Coloca a pessoa no seu verdadeiro lugar e devolve-lhe a liberdade. Isto porque a esta altura a pessoa já desistiu da luta inútil de ser um “deus”. Agora, não mais fala, faz e age em seu próprio nome, mas em nome de Jesus Cristo. “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que vivo agora vivo-a na fé do Filho de Deus” (...) (Gl 2.20). E quando as trevas da nossa auto-idolatria se dissipam, então se cumprem a palavra do apóstolo: “Deus que disse;do seio das trevas brilhe a luz, foi quem fez brilhar sua luz em nossos corações, para que façamos brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo Jesus” (2 Co 4.6).