terça-feira, 24 de julho de 2012

Tem Dia Que Ânimo é Pouco


TEM DIA QUE O ÂNIMO É POUCO

Sandra, uma amiga de tempos, me escreveu perguntando o que fazer quando o ânimo falta. Segundo ela as forças estão minguadas na hora de fazer as coisas, sair, iniciar algo, dar prosseguimento a novos projetos.
Perguntei:
_ Este desânimo tem sido prolongado ou é coisa do momento?
_ Nas ultimas semanas. Sem razões aparentes_ Respondeu.
_Parece o que chamamos de melancolia de ansiedade.
_Tristeza por causas de ansiedades escondias?
_Isso mesmo. Uma frustraçãozinha aqui, outra coisinha ali que não deu certo. Um aborrecimento com alguém. Medo de algo dar errado. Una raiva de alguém que lhe magoou.
_Tem razão. Acho que foi umas coisas assim, Anelise.
_Então, Sandra, levanta a cabeça e toma uma atitude. Primeiro, se for raiva de alguém, perdoa logo. Se outra coisa, supera, esquece, deixa para lá e segue a tua vida. Se você valorizar demais estas coisas, elas terminam mandando em você. Pensa bem no que Paulo disse: deixando as coisas que para trás ficam....
_Vou fazer isso. Preciso seguir minha vida.
_Era o que eu ia te dizer. Nestas horas temos que vencer a inércia. Levantar, se arrumar, sair, trabalhar, cantar, adorar ao Senhor, ir em frente e desprezar tudo que é negativo. Quando você toma uma atitude e vai, geralmente a melancolia, a tristeza bate em retirada. A nossa força vem do Senhor. E a alegria do Senhor é a nossa força.
Obrigada, minha amiga! Finalizou ela.
E eu fiquei pensando: quantas vezes eu mesma tenho que praticar o que acabei de dizer a minha amiga.

Se minha conversa com a Sandra serve para você, valeu o meu esforço para lhe contar.

Que o Senhor te abençoe!